fbpx
Conheça os onze principais ativos rejuvenescedores

A luta para reverter os sinais da idade tem se tornado cada vez mais constante, e a preocupação com a saúde estética mais intensa


Considerado um processo de degradação natural, o envelhecimento acontece de maneira gradual, cronológica e intrínseca ao funcionamento do corpo humano. Contudo, fatores externos, tais como tabagismo, exposição à radiação ultravioleta, estilo de vida, sedentarismo, estresse e alimentação inadequada podem catalisar o processo de envelhecimento, trazendo à tona, de maneira precoce, os primeiros sinais da idade.

Relacionado à perda da capacidade funcional, o envelhecimento está relacionado ao atraso na regeneração do próprio tecido, pois altera as reservas do organismo e provoca mudanças na resposta aos estímulos celulares e de reparação, culminando na predisposição do organismo a doenças e na diminuição da oxigenação e nutrição tecidual.

Além disso, o comprometimento da funcionalidade do organismo durante o desgaste cutâneo cronológico faz com que a pele apresente processo de renovação celular alterado, devido a agilidade na duplicação celular que ocorre, inicialmente, na camada basal da epiderme.

As atividades das glândulas sudoríparas e sebáceas, neste processo, tornam-se reduzidas, o que provoca o ressecamento e a desidratação da cútis. Enquanto isso, as alterações no estímulo e atividade celular fazem com que os fibroblastos, células constituintes do tecido conjuntivo, apresentem também interferência em sua atividade, catalisando o surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez tecidual.

Atualmente, há onze conhecidos ativos no mercado que se adequam à cada fase do envelhecimento cronológico e extrínseco. Quando associados da maneira correta, aceleram a renovação da pele, aumentam a hidratação e nutrição do tecido, e contribuem para o estímulo na síntese de colágeno e elastina, reduzindo linhas de expressão e rugas, de maneira a melhorar a firmeza e elasticidade da pele.

ATIVOS REJUVENESCEDORES

Fator de Crescimento Polipeptídeo
Considerado uma citocina, classifica-se como um grupo de moléculas (proteínas) envolvidas na emissão de sinais entre as próprias células, responsáveis por desencadear as imunorreações do organismo e efetivar o fenômeno da “comunicação celular”, que contribui para a renovação e metabolismo da pele.

Apesar de estarem naturalmente presentes no organismo, as proteínas passam a apresentar, com o avanço da idade, produção reduzida, alterando diretamente a resistência e fisiologia do próprio tecido. Para driblar esta questão, pesquisadores passaram a reproduzir suas características em laboratório.

Devido à sua formulação altamente diferenciada, atua na melhora da aparência das rugas e linhas de expressão, bem como aumenta a produção de colágeno, elastina e promove a uniformização do tom da pele.

Além disso, quando associado à mais ingredientes ativos rejuvenescedores, potencializa seus benefícios e promove resultados ainda mais rápidos e perceptíveis.

Ácido glicólico
Agente químico derivado da cana de açúcar. O ativo induz a renovação celular a partir da remoção de células mortas da superfície da pele, melhora a textura, atenua rugas, linhas de expressão, e estimula a síntese de colágeno e elastina, diminuindo a flacidez tecidual.

Ácido lático
Agente químico derivado principalmente do leite. É encontrado naturalmente na pele e nos tecidos do corpo, proveniente do metabolismo da glicose. Contribui para a retenção de água na pele, melhorando a textura e qualidade do tecido devido a sua ação antioxidante e rejuvenescedora. É muito indicado para redução de linhas e rugas.

Ácido salicílico
Agente químico derivado da casca do tronco da árvore Salix Alba, também conhecida como salgueiro branco. Por apresentar atividade queratolítica, contribui para a remoção de células mortas na superfície da pele. Além disso, apresenta ação anti-inflamatória, e ajuda a reduzir a presença de substâncias pró inflamatórias responsáveis pela degradação do colágeno e elastina (envelhecimento) e acne.

Alantoína
Conhecido Extrato derivado da raiz de Confrei, protege a pele de fatores externos nocivos, acelera a proliferação de novas células, estimula o crescimento de novos tecidos e proporciona regeneração e rejuvenescimento para a pele.

Colágeno
Em sua forma biotecnológica e de peso molecular reduzido, é capaz de penetrar nas camadas mais profundas da epiderme, garantindo melhora na textura, hidratação, firmeza e elasticidade da tecidual, além de contribuir para a redução da profundidade das rugas e linhas de expressão.

Energilium
Composto por algas marinhas, minerais e Trifosfato de adenosina (ATP), o ingrediente ativo reforça a energia ativa das células, estimula a proliferação celular, promove a reposição de minerais essenciais para a formação de proteínas de sustentação e combate os danos do estresse diário e poluição. É considerado também um excelente hidratante.

]Hidroxiprolisilane
É uma combinação de silício orgânico com o aminoácido hidroxiprolina capaz de estimular a biossíntese de colágeno, acentuar o processo de regeneração do tecido e reorganizar as fibras presentes na matriz extracelular.[

Matrixyl
Considerado um pentapeptídio mensageiro, estimula a síntese de colágeno e elastina, proporcionando preenchimento de linhas e rugas em um processo que atua de dentro para fora.

Physiogenyl
Complexo de oligoelementos que funciona como um “café da manhã celular”, é capaz de corresponder às necessidades nutricionais e do metabolismo das células. É indicado principalmente para peles desvitalizadas e envelhecidas.

Vitamina E
É uma vitamina lipossolúvel. Por possuir afinidade com a pele, apresenta ação antioxidante e penetra nas camadas mais profundas da epiderme, protegendo a parede celular e retardando o envelhecimento cutâneo.

Lembre-se!
Durante a realização da anamnese com o cliente, é importante levar em consideração os cuidados já desempenhados com a pele, bem com a alimentação, estilo de vida e necessidades e deficiências que as camadas da derme e epiderme apresentam. Seguindo esta orientação, torna-se possível definir a associação de ativos correta, e capaz de englobar a fase atual de degradação da região cutânea, estimulando a renovação e síntese das proteínas em carência na região tecidual.

Mayte Bertolacini
Esteticista Cosmetóloga - Graduada pela Universidade Anhembi Morumbi, 6 anos de experiência na divisão técnico educacional da indústria cosmética (Bel Col Cosméticos). Responsável Técnica Comercial da Bel Col Rio de Janeiro.

MAIS MATÉRIAS

Sérum ou Creme Hidratante, qual usar?

Sérum ou Creme Hidratante, qual usar?

Uma mulher com a pele hidratada não quer guerra com ninguém, não é mesmo? Mas na hora da escolha do produto ideal, pode aparecer a dúvida: Devo usar sérun ou creme hidratante? Nesse texto vamos falar um pouco de cada um e explicar as principais características e...

O Amor Já Está Aqui na Bel Col

O Amor Já Está Aqui na Bel Col

No Dia dos Namorados Skincare em casal é muito mais legal! Começamos o mês mais romântico do ano! Junho chegou e com ele a data mais esperada pelos casais apaixonados. O Dia dos Namorados! E é claro que o amor também está no ar aqui na Bel Col Cosméticos. Preparamos...

Pin It on Pinterest

Share This
Iniciar chat
1
Mais informações
Powered by Join.chat
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!