fbpx
Exercícios para Gestante: Conheça Técnicas Exclusivamente Desenvolvidas para uma Boa Preparação do Parto

Vamos falar sobre um tema muito importante, que por diferentes fatores, muitas vezes é deixado de lado durante a gestação: a prática de exercícios físicos. Por isso, convidamos o personal trainer Samorai, que é também especialista em movimentos e treinamento 3Dimensional para explicar a importância de técnicas corretas que preparam e ajudam a mulher em um parto mais tranquilo em saudável. 

“Quando pensamos em gestantes, pensamos essencialmente em alguém que terá uma jornada longa pela frente e essa jornada não se resume só ao tempo de gestação, ela vai muito além porque depois tem filho e tudo isso gera bastante implicação na vida da família, da mulher, das rotinas, dos cuidados que ela passa a ter, de stress que ela não tinha, das horas de sono mal dormidas”, explica o profissional. 

Segundo o personal, mobilidade é uma das coisas mais importantes para a mulher neste período, e mesmo que isso não seja um hábito, é possível ser trabalhada durante a gestação. 

A mobilidade pode ser dividida em dois campos, a mobilidade global, para um trabalho 3Dimensional do corpo, e a mobilidade local. Um exemplo desse tipo de mobilidade é o exercício de mobilidade local de toráxica, em que a mulher fica com uma mão para cima e outra para frente, além de outras mobilidades mais voltadas para o quadril, que é fundamental para a gestação e o parto. 

Um exercício de força, por exemplo, é ficar de cócoras e mover o corpo nos três planos, para frente, para trás, para um lado, para outro, rodar. Além de dar sustentação para a gestante durante a gravidez, ainda prepara para o parto. Essa é uma posição que exige do corpo, então é necessário força, potência e mobilidade para chegar nela, que é uma das melhores posições para parto. Uma opção para quem não consegue ficar de cócoras é usar um apoio, como um espaldar ou o TRX, o que torna esses movimentos um pouco mais fáceis. 

Esses exercícios trabalham força, principalmente da cadeia posterior, então uma boa dica é virar os pés para fora e usar o kettlebell. “Com gestantes, normalmente trabalho com várias posições de pés, mas dou um reforço sempre na posição do pé para fora porque vai ajudar na hora do parto”, explica Samorai. Esse exercício trabalha a região da lombar e glúteo, que precisam estar fortes para compensar a barriga que vai crescer. 

Outro exercício que trabalha força é o agachamento. Esse é unilateral e, dessa forma, estimula mais estabilidade de quadril, abdômen e tronco. Após o nascimento do bebê, a mãe carrega-o muito no colo, então é necessário um fortalecimento para isso. Esse posicionamento do kettlebell é muito similar ao carregar do bebê no colo do ponto de vista das exigências do corpo. Posição de cócoras e exercícios de grande mobilidade são importantes também porque para a criança tudo é no chão, então a mãe precisa agachar o tempo todo. Aquelas que não tiverem essas mobilidades sentem muito na hora de agachar. 

O swing com kettlebells é um exercício de potência, força e resistência, também muito focado na cadeia posterior do corpo, que mais será exigida com a gestação. Já o snatch com kettlebells é um tipo de exercício mais avançado. Para quem já está acostumada a fazer bastante exercícios, treina há bastante tempo, esse um exercício recomendado também, como o swing, para toda a cadeia posterior, porém, mais intenso. 

Para finalizar há também os exercícios de relaxamento para soltar a lombar, o quadril, já que a mulher pode sentir dor durante a gestação, já que a barriga pesa. Fazer esses exercícios no chão para soltar um pouco a coluna ajuda muito nesse processo. A respiração também será fundamental durante o parto, principalmente para poder acalmar e manter a mãe concentrada e focada na tarefa que ela terá que desenvolver. 

É importante ressaltar que estes exercícios foram desenvolvidos com técnicas exclusivas do nosso entrevistado e que toda e qualquer atividade física durante a gravidez deve ter a liberação do médico que acompanha a gestante e acompanhamento de um profissional qualificado durante todo o processo. 

Gostou da matéria? Acompanhe o nosso Canal da Saúde! Aqui vamos abordar muitos outros temas com dicas, entrevistas com profissionais, tudo para a sua saúde e bem-estar.Não deixe de nos acompanhar também em nossas redes sociais: @belcolcosmeticos

Komunik
A Komunik é a assessoria de imprensa da Bel Col Cosméticos, trabalhando com seu marketing digital e ações em mídias sociais.

MAIS MATÉRIAS

INVERNO É TEMPO DE HIDRATAR!

INVERNO É TEMPO DE HIDRATAR!

A Bel Col Cosméticos preparou promoções incríveis para este mês de julho O inverno chegou com tudo, não é mesmo? E você sabe que agora, mais do que nunca, é preciso redobrar os cuidados, pois fatores como a umidade do ar e temperaturas mais frias deixam a pele...

Sérum ou Creme Hidratante, qual usar?

Sérum ou Creme Hidratante, qual usar?

Uma mulher com a pele hidratada não quer guerra com ninguém, não é mesmo? Mas na hora da escolha do produto ideal, pode aparecer a dúvida: Devo usar sérun ou creme hidratante? Nesse texto vamos falar um pouco de cada um e explicar as principais características e...

Fique por dentro das novidades!

Inscreva-se para receber em primeira mão novidades sobre a Bel Col e o mercado da beleza.

Obrigado por se inscrever!

Pin It on Pinterest

Share This
Iniciar chat
1
Mais informações
Powered by Join.chat
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!