fbpx
« Back to Glossary Index

A Calêndula é uma das plantas mais versáteis conhecidas e muito popular pelo seu uso em cosmética. É usada desde a Antiguidade, em especial por árabes e hindus e, posteriormente, pelos gregos. A flor é aparente no ano todo, assim recebendo o nome que reflete a idéia de florescer no primeiro dia de cada mês, do latim “calends”. O aparecimento regular de pétalas e flores fortes contribui para a sua utilização frequente. É originária da Europa meridional e adaptou-se bem no Brasil, cultivada como planta ornamental e medicinal por apresentarem um alto índice de princípios ativos.

Trata-se de uma planta aromática anual, caracterizada por apresentar altura próxima a meio metro; talos eretos e ramificados. As flores fazem seu aparecimento durante grande parte
do ano. O fruto é espinhoso e curvado.

O óleo essencial da Calendula é muito usado na aromaterapia e também para perfumar os cosméticos por suas várias formas e propriedades. O óleo essencial age sob várias formas, possuindo propriedades antialérgicas, suavizantes e refrescantes, antinflamatório, antiséptica contra acnes leve, fotoprotetor, entre outros. O uso mais difundido relaciona-se com sua atividade cicatrizante, que depende do sinergismo entre mucilagem, flavonóides, triterpenos e carotenos.

Onde Encontramos?

Belmask
Calmgel
SlimE
Acqua Micelar Renove C

« Back to Glossary Index

Pin It on Pinterest

Share This
Iniciar chat
1
Mais informações
Powered by Join.chat
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!