A Idebenona apresenta uma estrutura química similar à Coenzima Q-10 (antioxidante), mas com um peso molecular 60% menor, o que ajuda na melhor penetração da molécula quando comparada a Coenzima Q-10. A Co Q-10 é um componente antioxidante importante das membranas lipídicas que cercam todas as células. Participa da importante cadeia de transporte de elétrons (ETC) dentro de mitocôndria. Sem esses poderosos antioxidantes o organismo entra em fins depressivos.
Idebenona é a melhor molécula antioxidante pesquisada com uma segurança por mais de 20 anos. É mais potente que o tocoferol, quinetina, ubiquinona, ácido ascórbico e ácido lipóico, no controle de stress oxidativo.
Idebenona é um antioxidante celular.
No homem, a absorção de uma dose oral de Idebenona (de 10 a 100mg) é rápida, com pico de concentração 1 a 2 horas após a ingestão. Após a administração de 100mg de Idebenona, antes e depois das refeições, a concentração média máxima é de 439 ng/ml e 787ng/ml, respectivamente. A meia-vida e a área abaixo da curva são de 13,1 e 21,7 horas e 2.795 e 4.158 h x ng/ml, seguintes à administração da droga antes e após as refeições.
Para cosméticos é usado como ativo para o tratamento tópico da pele envelhecida. Os resultados com Idebenona a 1% mostraram:
Redução das rugas em até 29%;
Melhora em 26% da textura da pele e sua hidratação;
Melhora em 33% a aparência global da pele envelhecida pelo sol em 6 semanas de tratamento.