fbpx
Humanização nos espaços de saúde

Decorações alegres e diferenciadas proporcionam mudanças no bem-estar e qualidade de vida dos pacientes


A alguns anos atrás, a imagem de hospitais e clínicas era diretamente relacionada a ambientes frios e que remetem à sofrimento, fazendo que com pessoas debilitadas e até mesmo visitantes tivessem o seu psicológico afetado pela impressão causada pelos espaços. Tais sentimentos, inclusive, faziam com que pacientes e familiares, influenciados pela energia do local, ficassem sem esperança e aguardassem pelo pior.

Em busca de mudar este cenário, arquitetos e profissionais começaram a desenvolver pesquisas a fim de alterar esta impressão de pessimismo.  Empenhados em proporcionar a maior harmonização possível, começaram a utilizar técnicas para humanizar tais espaços, proporcionando bem-estar e aconchego para pacientes e familiares.

Com essa mudança, muitos hospitais começaram a ser equiparados a hotéis, valorizando ainda mais a importância do atendimento e a decoração de seus leitos.

Graças a essa nova maneira de enxergar a estadia dos pacientes, os locais destinados à realização de exames também começaram a ser alterados com o objetivo de promover o conforto e melhora contínua de cada indivíduo em tais ambientes.

Atualmente, é possível observar unidades de tratamento intensivo decoradas com paredes revestidas de adesivos e pinturas que estimulam a imaginação de crianças e das pessoas que as acompanham.

A utilização de cores, objetos de diferentes formas e paisagismo contribuem para a harmonização e proporcionam a humanização do espaço.

Contudo, para que o ambiente seja apropriado – tanto para o público, quanto para os colaboradores -, é necessário planejamento adequado.

Além disso, é importante ressaltar que ao elaborar um projeto, é preciso levar em consideração as necessidades apontadas pelos pacientes e profissionais da área da saúde. Deste modo, é possível obter um ambiente confortável para atender ao público.

Brunaliza Firmino
Arquiteta pós-graduada em Engenharia Ambiental. É diretora da SPARQ Arquitetura em Saúde.

MAIS MATÉRIAS

Sérum ou Creme Hidratante, qual usar?

Sérum ou Creme Hidratante, qual usar?

Uma mulher com a pele hidratada não quer guerra com ninguém, não é mesmo? Mas na hora da escolha do produto ideal, pode aparecer a dúvida: Devo usar sérun ou creme hidratante? Nesse texto vamos falar um pouco de cada um e explicar as principais características e...

O Amor Já Está Aqui na Bel Col

O Amor Já Está Aqui na Bel Col

No Dia dos Namorados Skincare em casal é muito mais legal! Começamos o mês mais romântico do ano! Junho chegou e com ele a data mais esperada pelos casais apaixonados. O Dia dos Namorados! E é claro que o amor também está no ar aqui na Bel Col Cosméticos. Preparamos...

Pin It on Pinterest

Share This
Iniciar chat
1
Mais informações
Powered by Join.chat
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!