fbpx
Pele bonita e saudável, através dos peelings químicos

A renovação epitelial é uma ação natural do organismo, mas também é possível acelerar esse processo. Essa é a função do peeling, promover a esfoliação, proporcionando uma limpeza profunda, removendo as células mortas presentes na camada córnea, com o objetivo de  facilitar a permeação dos cosméticos que virão posteriormente, além disso, deixar a pele com aparência lisa, viçosa e bonita. Para tal procedimento, é possível contar com o auxílio de cosméticos que vão atuar por mecanismo físico/mecânico, enzimático ou químico. Este último consiste na aplicação de agentes com poder queratolítico, além de atuar em discromias pigmentares, fotoenvelhecimento, acnes, cicatrizes superficiais e estrias.  Na estética, os peelings mais encontrados, são:

Ácido Glicólico

O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido, derivado do açúcar. Possui baixo peso molecular e por este motivo, tem a capacidade de penetrar na pele com mais facilidade, porém é contraindicado para os fototipos IV, V e VI e gestantes. Possui diversos benefícios, como: Alto poder esfoliativo, favorecendo a renovação celular, melhora as condições de hidratação, flexibilidade e textura da pele, dispersa a melanina da camada basal, contribuindo para o clareamento, e aumenta a proliferação celular por estimular os fibroblastos, aumentando assim a produção de colágeno, elastina, proteoglicanas e glicosaminoglicanas.

Ácido Mandélico

O Ácido mandélico é um alfahidroxiácido (AHA) derivado da hidrólise do extrato de amêndoas amargas. Possui alto peso molecular, age de forma gradual e segura, pode utilizar em qualquer biotipo e fototipo. Utilizado em tratamento de fotoenvelhecimento, hiperpigmentação e acne.

Gluconolactona

Gluconolactona é um polihidroxiácido (PHA) derivado de um açúcar naturalmente encontrado na pele. Devido ao seu elevado peso molecular, a Gluconolactona penetra de forma lenta e suave na pele e possui diversos benefícios, como: normaliza a renovação celular, reduz linhas e rugas de expressão, recondiciona a barreira natural da pele, aumenta a retenção de água, contribuindo com propriedades umectantes e hidratantes.

Ácido Lático

Obtido através da fermentação do leite, possui peso molecular intermediário. Apresenta os seguintes benefícios: Repõe a hidratação no manto hidro lipídico, favorecendo a elasticidade cutânea; proporciona a renovação celular e promove a dispersão de melanina da camada basal, auxiliando no clareamento.

Ácido Salicílico

ácido salicílico é um Beta-Hidroxiácido, biossintetizado do aminoácido fenilalanina com propriedades queratolíticas (esfoliantes) e antimicrobianas, afinando a camada espessada da pele e age evitando a contaminação por bactérias e fungos oportunistas. É um ácido utilizado no tratamento de caspa, seborreica, psoríase e acne. É caracterizado ainda por ser um regularizador da oleosidade e também um anti-inflamatório potencial.

Esses peelings podem agir de forma individual ou em sinergia (associar um ou mais ácidos na mesma sessão), para atuar no mesmo objetivo e para manter a segurança e obter um resultado satisfatório, o profissional deve estar atento à concentração e pH dos ativos, avaliar o fototipo, biotipo e estado cutâneo, estar atento quanto a sensibilidade, tempo de aplicação, a profissão que a pessoa exerce, pois se ela trabalha exposta ao sol ou calor em excesso, as chances de obter um resultado satisfatório são mínimas e orientar o cliente a evitar exposição ao sol e reforçar o uso do filtro solar diariamente.

Thaís Marques
Graduada em Estética e Cosmetologia pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós Graduanda em Cosmetologia pela Faculdade Oswaldo Cruz.

MAIS MATÉRIAS

Sérum ou Creme Hidratante, qual usar?

Sérum ou Creme Hidratante, qual usar?

Uma mulher com a pele hidratada não quer guerra com ninguém, não é mesmo? Mas na hora da escolha do produto ideal, pode aparecer a dúvida: Devo usar sérun ou creme hidratante? Nesse texto vamos falar um pouco de cada um e explicar as principais características e...

O Amor Já Está Aqui na Bel Col

O Amor Já Está Aqui na Bel Col

No Dia dos Namorados Skincare em casal é muito mais legal! Começamos o mês mais romântico do ano! Junho chegou e com ele a data mais esperada pelos casais apaixonados. O Dia dos Namorados! E é claro que o amor também está no ar aqui na Bel Col Cosméticos. Preparamos...

Pin It on Pinterest

Share This
Iniciar chat
1
Mais informações
Powered by Join.chat
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!