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30 ANOS DA BEL COL COSMÉTICOS
Conheça um pouco mais sobre essa trajetória de desafios e sucessos   

 

Poucas são as empresas que atravessam décadas e enfrentam com otimismo as oscilações do mercado. A Bel Col Cosméticos, que nasceu em 12 de abril 1993, é uma delas. Hoje é dia de celebrar, pois completamos 30 anos!

Tudo começou com a determinação da nossa diretora, Marilene Mendes Coelho, que já atuava no setor de beleza e se viu diante do desafio de se reinventar, já que a empresa em que ela atuava no começo dos anos 1990 não superou a crise do país. Na ocasião ela tinha os estudos de um ativo então pouco explorado pela cosmética: os fluidos de colágeno. “Os estudos desse produto foram revolucionários, porém as empresas não levaram adiante. Eu sabia do potencial deles e investi tudo nesse lançamento”, recorda a empresária, que chegou a vender o carro que possuía na época para investir no lançamento.

Nascia assim a Bio Col que passou a importar matéria-prima da Espanha e a revender os fluidos de colágeno 1,2,3 e 4, até hoje os queridinhos da marca, para diferentes tipos de pele, no sistema “door to door”. “Foram apenas 30 dias atuando em vendas diretas e passamos a focar num segmento que estava emergindo no Brasil: a estética”, recorda a química, que intensificou as visitas às clínicas e passou a participar de feiras para esse segmento que estavam surgindo no Brasil.

Em 1999 a Bio Col, já com grande notoriedade e com fornecimento de produtos para todo o Brasil, alterou seu nome para Bel Col (Bel, de beleza; e Col, de Colágeno). Foi nesse momento que a indústria também ampliou seu leque de consumidores, criando uma linha exclusiva home care, para complemento do tratamento em casa, produtos esses indicados pelos próprios profissionais da estética.

Muitos foram os desafios ao longo dessa jornada, por isso, a Bel Col tem orgulho em ser uma das pioneiras na sintetização do colágeno e no desenvolvimento de produtos para uma categoria que cresceu e evolui junto dela – os esteticistas, parceiros que são parte fundamental para seu sucesso.

Atualmente, a marca possui cerca de 300 produtos em seu portfólio, divididos entre profissionais e home care, todos eles desenvolvidos e produzidos na fábrica localizada em Barueri-SP. Além de São Paulo, a empresa possui distribuidores espalhados por todo o Brasil e tem grande orgulho em criar e manter seus postos de trabalho, mesmo durante períodos de crise. Hoje a empresa conta mais de 60 funcionários com carteira assinada.

Com todo esse sucesso o resultado não poderia ser diferente, a qualidade dos produtos ganhou notoriedade internacional, sendo exportados para países da América, Europa e Ásia. Esse mercado, inclusive, é uma aposta da empresa, que desde 2019 possui uma sede em London, Ontário, no Canadá, para expansão da marca no país.

E não para por aí. De olho na tendência de cuidados e na crescente do segmento da beleza, novos mercados foram alcançados mesmo durante a pandemia, com a incorporação de uma nova marca ao Grupo, a Visso Natural, com produtos naturais e veganos para uso profissional e home care, com embalagens biodegradáveis ou

reutilizáveis, logística reversa “Eu Reciclo”, foco na sustentabilidade, responsabilidade ecológica, econômica, social e cultural, ou seja, uma empresa Eco consciente em todas as etapas.

Todas essas conquistas, no entanto, sempre foram bem avaliadas antes de serem implementadas. A indústria investe anualmente em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e mesmo durante a pandemia da COVID-19 não deixou esse investimento de lado. “Pesquisas são fundamentais para a melhoria constante de nossos produtos, estamos sempre observando o mercado e o que há de mais inovador para também incorporar aos nossos cosméticos”, revela Marilene, que tem orgulho de nunca ter usado animais para os testes clínicos da empresa.

Um capítulo da Bel Col que merece destaque foi o da pandemia. Mesmo com as clínicas de estética fechadas – o principal foco de venda da marca, representando cerca de 60% do faturamento e o atraso na entrega de matérias-primas e embalagens, a empresa conseguiu manter o patamar de crescimento estabelecido graças a criação do programa “Superando Juntos”, que incentivava os profissionais da estética a venderem os produtos home care com ganho de comissão nas vendas para seus clientes. Logo quando a pandemia foi decretada, os dois primeiros meses foram muito difíceis, mas graças a implementação e o sucesso do programa, os profissionais tiveram a oportunidade de fazer renda e assim, a empresa também conseguiu se estabilizar.

Sobre esse sucesso, nossa diretora diz o seguinte: “O segredo não é uma fórmula mágica. Ele está na perseverança, foco, conhecimento e transparência do negócio e, principalmente, na sorte de encontrar colaboradores dispostos a matar um leão por dia ao seu lado”.

Um agradecimento especial a todos que de alguma forma, são parte dessa história. Que venham muitos anos mais!

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por Komunik
A Komunik é a assessoria de imprensa da Bel Col Cosméticos, trabalhando com seu marketing digital e ações em mídias sociais.

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