fbpx
(11) 4161-8450
Vamos revender Bel Col? Clique aqui e descubra como
A Alimentação tem Interferência Direta na Acne?

Vocês já sabem que aqui na Bel Col Cosméticos dedicamos anualmente o mês de setembro ao combate à acne. Temos uma linha completa para os cuidados com a pele em casa, seja para quem é acometido pelo problema por oscilações hormonais, situações de stress, de origem retencional (peles maduras), ou aquelas que aparecem em peles mais jovens. Os produtos possuem princípios ativos que agem diretamente no problema e controlam a oleosidade. Quer saber mais sobre eles? Dá uma olhada nessa matéria que publicamos aqui em nossa revista eletrônica.

Muito se comenta sobre a interferência negativa que a má alimentação tem sobre a pele e para falar mais sobre esse tema e a relação da acne com a nutrição, convidamos a médica nutróloga Andrea Pereira para tirar algumas dúvidas e falar sobre os alimentos mais indicados para o consumo no dia a dia.

 

Acne x nutrição:

Segundo a profissional, não existem estudos que comprovam uma associação direta entre acne e nutrição, principalmente pela dificuldade na realização de estudos controlados; porém é interessante observar que as populações ocidentais, com dietas ricas em produtos lácteos, alto teor glicêmico e de gorduras, são mais acometidas por cravos e espinhas do que as orientais. Isso é reforçado por estudos que demonstram uma ação antimicrobiana e de redução na produção de “sebo” dos polifenóis do chá verde, muito consumido no Oriente.

“O ômega 3 presente nos peixes tem uma ação protetora no aparecimento de acnes moderadas e graves, portanto eles devem estar presentes na alimentação regularmente. Além disso, dietas ricas em vegetais também têm um caráter protetor para a gravidade da acne”, indica Andrea.

 

Carboidratos: 

O consumo elevado de carboidratos de alto teor glicêmico tem sido associado à acne, obesidade e aumento da insulina. Portanto, é indicado investir em carboidratos mais complexos, como o arroz e macarrão integral, e menos nos simples, como os doces e refrigerantes. Essa mudança de hábito é fundamental para uma dieta mais saudável, melhorando a acne e consequentemente, o risco de doenças crônicas.

 

Álcool:

O consumo de bebidas alcoólicas aumenta a severidade e a presença de acne por mecanismos hormonais e imunológicos. Portanto, se não for possível evitar sua ingestão, ela deve ser controlada.

 

Chocolate:

Quem consegue viver sem ele? Não há um consenso sobre o tema, mas estudos apontam que pessoas com acne que consomem o doce semanalmente tiveram uma piora no quadro, mesmo em situações em que o chocolate era do tipo amargo. É possível dizer então que ele está mais associado à piora da acne do que ao seu aparecimento.

Vale ressaltar que algumas pessoas têm maior tendência à acne do que outras. “Embora existam controvérsias em relação aos estudos avaliando a influência da nutrição e da acne, podemos reforçar que uma alimentação equilibrada, com menos gordura e açúcar e mais peixes e vegetais é interessante e indicada para reduzir sua gravidade. Investir em um estilo de vida saudável sempre traz benefícios em qualquer circunstância”, finaliza a profissional.

 

Sobre Dra. Andrea Pereira – @dra.andrea.nutrologia

Médica nutróloga, Dra. Andrea Pereira tem Doutorado pela Endocrinologia da UNIFESP em Obesidade e Cirurgia Bariátrica, Pós-Doutorado concluído pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa e outro em andamento na Medicina Esportiva da USP. Ela é também médica nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein, além de presidente e cofundadora da ONG Obesidade Brasil.

Dra. Andrea é membro da Comunidade Canadense de Terapia Nutricional, membro do Núcleo de Saúde Alimentar da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e membro do Núcleo de Cuidado Paliativo e Suporte da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. No consultório, atende casos de Nutrologia Esportiva, Geriátrica, Oncológica, Hospitalar, Obesidade, Gestantes e Preventiva.

 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à saúde e cuidados? Acompanhem as nossas matérias publicadas aqui no “Canal da Saúde”.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Komunik
A Komunik é a assessoria de imprensa da Bel Col Cosméticos, trabalhando com seu marketing digital e ações em mídias sociais.

MAIS MATÉRIAS

NOVIDADE PARA PELES SENSÍVEIS

NOVIDADE PARA PELES SENSÍVEIS

A linha FitoSense proporciona o cuidado que sua pele merece Vamos começar esse texto com uma curiosidade. Vocês sabiam que mulheres com mais de 35 anos têm mais probabilidade (28%) de sofrer com a sensibilidade da pele do que mulheres entre 16 e 34 anos (21%)?...

ULTRALIFT – BOX PARA O TRATAMENTO DA PAPADA

ULTRALIFT – BOX PARA O TRATAMENTO DA PAPADA

Protocolo não invasivo foi criado com produtos Bel Col Cosméticos desenvolvidos especialmente para a região A papada é um incômodo para muitas pessoas, não é mesmo? Ela pode estar associada a diversos fatores, como genética, aumento de peso, estrutura facial, ingestão...

Fique por dentro das novidades!

Inscreva-se para receber em primeira mão novidades sobre a Bel Col e o mercado da beleza.

Obrigado por se inscrever!

Pin It on Pinterest

Share This
Iniciar chat
1
Mais informações
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!