fbpx
(11) 4161-8450
Vamos revender Bel Col? Clique aqui e descubra como
ANO NOVO, ENERGIA DO LAR RENOVADA
Pensar de forma adequada na decoração pode trazer benefícios ao dia a dia

Ano novo, casa nova. Assim como tantas outras, essa é uma das resoluções que pensamos para o início de um novo ciclo. Mas como colocar essa tal renovação em prática, pelo menos no que se refere ao lar? Trocar o sofá, pintar com novas cores as paredes, um novo tapete, talvez.

E se além da decoração, fosse possível modificar também as energias do espaço em que vivemos? Segundo a Designer de Interiores Fernanda Olinto, a energia de uma casa depende primordialmente dos moradores que nela habitam. “Essa energia se desenvolve junto com estas pessoas, ao longo dos acontecimentos, das histórias ali vividas e das personalidades que crescem e se modificam junto com a ela. É como se fosse uma biografia ambiental que vai sendo construída entre habitação e habitante, entre casa e morador”, explica a profissional.

Mas qual o papel da decoração nisso tudo? A relação com os espaços é recíproca, ou seja, quando um ambiente é modificado, em troca, ele tem o poder de condicionar as vidas que ali estão, seja limitar, ampliar, determinar atitudes individuais, estimular ou deter o desenvolvimento pessoal e relações pessoais

Na prática, sim, a decoração pode ter um papel fundamental para trazer impactos positivos e negativos para o dia a dia. Lares, ambiente de trabalho e espaços de lazer vivenciados com abundância precisam ser escolhidos e projetados para dar suporte e auxiliar no bem-estar individual.

“A vantagem é que podemos escolher os ambientes que frequentamos, e modificar os espaços em que vivemos, buscando, assim, um resultado melhor para nós mesmos. É só preciso estar atento às exigências dos nossos sentidos, às sutilezas das nossas emoções, e as pequenas atitudes que tomamos a partir delas. Por mais desmedido que possa parecer, os espaços têm força e a decoração tem poder quando falamos de comportamento”. Conta Fernanda.

Já entrou em um espaço e, imediatamente, se sentiu desconfortável? Uma das possíveis causas pode ser a iluminação que ofusca o olhar, a acústica que incomoda os ouvidos, o conforto térmico que foi ignorado, ou simplesmente a cor da parede que trouxe a sensação de desânimo

Por outro lado, locais internos onde as relações interpessoais se desenvolvem facilmente podem ter layout e circulação bem distribuídos, cadeiras, poltronas ou sofás confortáveis e tantos outros elementos que causam diversas sensações agradáveis.

Para quem se interessa por artes milenares, o Feng Shui, filosofia de origem chinesa, tem o objetivo de eliminar as energias negativas dos ambientes para trazer mais equilíbrio e harmonia aos espaços e a mente. Escolher o lugar certo para se morar e adequá-lo conforme as necessidades é sinônimo de uma vida saudável. Ao avaliar o fluxo de energia positiva, o Feng Shui impacta na saúde e direciona para uma propensão de vida com mais produtividade e menos problemas.

Mas essa técnica não é a única. Já ouviram falar no ciclo circadiano? O nosso relógio biológico regula todo o organismo seguindo o ciclo da luz solar. A entrada de luz natural dentro de casa, e consequentemente o fluxo de iluminação visual trazem bem-estar, auxiliando na melhoria de sono, vigília e até a temperatura corporal.

Como já citamos as cores, aqui vai um exemplo prático que influencia diretamente no humor em bem-estar: Aposte nos tons claros, em maioria brancos para justamente refletir mais a luz natural e auxiliar na claridade dos espaços e no ciclo circadiano. As cores mais claras são vistas como mais pacíficas, sadias, e assim, auxiliam no relaxamento mental e em um cômodo mais leve.

Como já foi dito por aqui, é preciso estar em alerta, pois a as emoções sentidas e vivenciadas são importantes para saber o que influencia positivamente ou negativamente. “Somos seres urbanos, uma espécie indoor, e estaremos sempre sendo influenciados pelos espaços que construímos e decoramos”. Finaliza a designer.

Projeto Fernanda Olinto. Tons neutros deixam o ambiente leve e propiciam o descanso. Foto: Tony Duque

Projeto Fernanda Olinto:  Tons claros refletem mais a luz natural na claridade dos espaços, além de serem vistas como pacíficas. Foto: Mariana Pierozzi

Projeto Fernanda Olinto. Mix de textura com predominância dos tecidos naturais para criar ainda mais aconchego no quarto. Foto: Mariana Pierozzi

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

por Komunik
A Komunik é a assessoria de imprensa da Bel Col Cosméticos, trabalhando com seu marketing digital e ações em mídias sociais.

MAIS MATÉRIAS

Fique por dentro das novidades!

Inscreva-se para receber em primeira mão novidades sobre a Bel Col e o mercado da beleza.

Obrigado por se inscrever!

0
Iniciar chat
1
Mais informações
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!