fbpx
(11) 4161-8450
Vamos revender Bel Col? Clique aqui e descubra como
Vitamina C associada à ativos regeneradores como os Polipeptídeos e o Silício

O envelhecimento acontece gradativamente de maneira cronológica e intrínseca ao funcionamento do corpo humano, porém existe os fatores extrínsecos (fatores externos), tais como tabagismo, exposição à radiação ultravioleta, estilo de vida, sedentarismo, estresse e alimentação inadequada, entre outros, que ajudam a acelerar o processo de envelhecimento precoce sendo este totalmente possível minimizar.

Relacionado à perda da capacidade funcional, o envelhecimento está relacionado ao atraso na regeneração do próprio tecido, pois altera as reservas do organismo e provoca mudanças na resposta aos estímulos celulares e de reparação, acarretando na diminuição da oxigenação e nutrição tecidual.

Sendo assim, se faz necessário o uso de princípios ativos, que possam reabilitar a pele, como o caso da Vitamina C e outros princípios ativos.

A Vitamina C, como princípio ativo é fundamental na cosmetologia, isso por ser rica em compostos antioxidantes, com o potencial de reduzir o estresse oxidativo das células que eleva os níveis de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Dessa forma, por auxiliar na prevenção de sinais e linhas finas, a Vitamina C é considerada por muitas literaturas contemporâneas, como um antioxidante essencial para tratamentos faciais.

A Vitamina C potencializa os níveis de glutationa, que por sua vez é o antioxidante protetor das células, pela ação dos raios solares, proporcionando a proteção contra os raios UV.

A Vitamina C promove a revitalização e rejuvenescimento da pele, por fazer parte da biossíntese do colágeno, em outras palavras, aumenta a proliferação de fibroblastos, melhorando a firmeza da pele.

Como mencionado, a velocidade do envelhecimento da pele, pode ser reduzido com uso contínuo de ativos como a Vitamina C, porém os efeitos benéficos na pele, podem ser potencializados, se houver interação com outros princípios ativos com capacidade regeneradora como é o caso dos ativos: Polipeptídeos e Silício.

Os peptídeos são formados pela união de aminoácidos por meio de ligações peptídicas, criando cadeias com diferentes tamanhos. Quando há a união de várias cadeias de aminoácidos, se tornando uma cadeia mais complexa, dá-se o nome de polipeptídeos. Podem ser descritos como citocinas produzidas por células do tecido, sendo responsáveis pelo processo de comunicação celular, que permite aos tecidos desempenharem a sua função enviando instruções importantes às células, incentivando-as a realizar tarefas para garantir a saúde e vitalidade da pele.  Atuam estimulando os fibroblastos a restaurar sua capacidade de produzir mais colágeno e elastina, reduzindo a ocorrência de rugas e linhas de expressão. Acrescentam volume e reduzem a perda de elasticidade da pele, melhorando assim os contornos faciais e a aparência geral da pele, ao mesmo tempo que reduzem os sinais de envelhecimento.

Podemos citar como exemplo as Matrikinas, que são fragmentos de peptídeos utilizadas em cosméticos com a função rejuvenescedora. Atuam como mensageiras celulares que interagem com receptores específicos envolvidos no processo de regeneração da pele, promovendo o aumento da proliferação celular e produção de componentes importantes da matriz extracelular. Sua função é corrigir a disfunção de vários componentes da pele, estimular a reparação eficaz da camada papilar da derme e reparar o envelhecimento causado pelos danos dos raios solares, quanto pela ação do tempo.

Outro princípio ativo que com ação regeneradora que potencializa os efeitos da vitamina C é uma combinação entre o silanol, um tipo de silício biodisponível e a hidroxiprolina de origem biotecnológica. Desta união resulta uma verdadeira sinergia que promove a regeneração organizada dos tecidos, estimulando a biossíntese do colágeno, onde as fibras se dispõem de forma organizada, resultando em melhor aparência e maior elasticidade da pele. Exerce atividade Anti-Aging aumentando os fibroblastos, atuando assim no envelhecimento celular. Atua na cicatrização de forma rápida, e com menos consumo de energia celular. Além disso, por estar ligado às moléculas de silanol, cria uma reserva de hidratação, sendo um excelente hidratante biológico e eficiente.

A Cosmetologia, busca sempre por combinações que proporcionam reparação e reabilitação cutânea com ingredientes que agem em sinergia aumentando a sua potência quando utilizado juntos. Com a biocompatibilidade da Vitamina C, atrelados aos ativos Silício e Polipeptídeos, promovem uma solução bionutritiva e biocompatível para a pele. Esses ativos oferecem ação reparadora e protetora, trazendo harmonia, suavidade, luminosidade e vitalidade.

Produtos Anti-idade

Referências Bibliográficas
ADAMIAK, K.; SIONKOWSKA, A. Current methods of collagen cross-linking: Review. International Journal of Biological Macromolecules.
CORREIA, M. Cosmetologia Ciência e Técnica. Ed Medfarma, 2012, São Paulo – SP.
NEGRÃO, M. Abordagem Técnica de Alta Performance. Triall Editora, 2017, Fortaleza – CE.
ROANNE R. JONES, VALERIA CASTELLETTO. Collagen Stimulating Effect of Peptide Amphiphile C16−KTTKS on Human Fibroblasts.
PASCALINE CRITON. Peptídeos Para A Pele: A Chave Para Um Produto Cosmético De Sucesso.
CRODA. Ingredientes Ativos Mais Conhecidos Para O Envelhecimento Da Pele: Matrixyl.
EXMOL .Literatura  Hydroxyprolisilane.

1 Comentário

  1. Andréia Manzi

    Ameiii

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

por Nancy Viveiros

MAIS MATÉRIAS

COLÁGENO 3.0 – TERCEIRA GERAÇÃO

COLÁGENO 3.0 – TERCEIRA GERAÇÃO

ACOMPANHANDO A CIÊNCIA E EVOLUÇÃO DA BELEZA Quantas vezes já ouvimos falar que o colágeno é importante para a nossa pele? O Colágeno corresponde a 70% da proteína total encontrada na pele e é sintetizado naturalmente pelas células. É responsável por preservar a...

Pré-Congresso Bel Col na Beauty Fair

Pré-Congresso Bel Col na Beauty Fair

Estamos já na contagem regressiva para a Beauty Fair 2023 que acontecerá entre os dias 09 e 12 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Então junte-se a nós no Pré-Congresso da Bel Col “30 Anos Mais Jovem” na Beauty Fair. Prepare-se para uma experiência...

Fique por dentro das novidades!

Inscreva-se para receber em primeira mão novidades sobre a Bel Col e o mercado da beleza.

Obrigado por se inscrever!

Iniciar chat
1
Mais informações
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!