fbpx
(11) 4161-8450
Vamos revender Bel Col? Clique aqui e descubra como
PROTEÇÃO SOLAR NA MEDIDA CERTA
Você utiliza seu protetor da forma correta? Nesse texto vamos tirar as principais dúvidas sobre o tema.

O verão está quase terminando, mas fica o alerta! Faça chuva, ou faça sol, o uso do protetor solar é indispensável no dia a dia. Mas não basta apenas aplicar, é preciso utilizá-lo de forma correta para proporcionar a segurança que a sua pele necessita durante a exposição solar. Apesar de polêmico, o assunto é de extrema importância e merece atenção, por isso, para tirar as principais dúvidas sobre o tema, convidamos a docente do SENAC São Miguel Paulista Luiza Gabriela Xavier, bacharel em Estética e Cosmetologia e Mestranda em Ciências do Envelhecimento.

Qual o fator de proteção ideal para a minha pele? quantas vezes por dia devemos aplicar o protetor? Quanto tempo dura seu efeito de proteção na pele? Vem tirar essas dúvidas com a gente!

Por se localizar em uma região tropical, o Brasil é um dos países com maior incidência de raios ultravioletas do mundo, e por aqui, as vezes temos a falsa impressão de que a exposição solar está associada a hábitos saudáveis, mas não é bem assim. Os danos causados pela radiação A (UVA) e radiação B (UVB), são inúmeros e podem causar desde a vermelhidão, alterações em fibras elásticas até o câncer de pele, que segundo o INCA, corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

O fator de proteção.

Para escolher o fator de proteção ideal, é importante frisar que após a aplicação o valor do FPS irá diminuir. “Isso ocorre, pois muitos consumidores não sabem aplicar a quantidade correta de protetor solar, o que diminuí o valor de FPS”, conta Luiza. Portanto, a dica é priorizar produtos com PPS mais altos (maiores ou de no mínimo 30) e que possuem o sensorial confortável para seu tipo de pele, assim as chances de aplicar a quantidade inferior indicada são menores.

*Mas, qual a quantidade ideal de aplicação? Para o rosto, uma colher de chá e para o corpo, duas colheres de chá para cada segmento.

E o tempo de duração do produto na pele?

Isso irá depender da composição de cada fórmula e alguns fatores relevantes como oleosidade em excesso, suor e pouca quantidade do produto no momento da aplicação. Mas lembre-se sempre que não existem produtos milagrosos, então o recomendado é que o protetor solar seja reaplicado a cada 2 horas, mesmo aqueles “resistentes” à água.

E se a opção for utilizar protetores em pó, ou com base?

Com o avanço das pesquisas na área de dermatologia e cosmetologia, hoje é possível encontrar diversos produtos que são considerados multifuncionais, atendendo as demandas e exigências dos consumidores que procuram em um único produto, diversas funções, como disfarce de imperfeições da pele e proteção. “Os protetores solares que possuem cor, podem proteger ainda mais a pele, pois os pigmentos também irão atuar como uma barreira para a radiação solar. Já os produtos em pó, devem ser associados sempre com protetores solares em base, ou seja, eles agem como complemento da fotoproteção”, esclarece a profissional.

Agora, se o assunto são as maquiagens e outros produtos com FPS, eles não substituem o uso do protetor solar, pois a quantidade de maquiagem aplicada, por exemplo, costuma ser bem menor que a indicada para a utilização do protetor. “Além disso, é importante considerar que grande parte destes produtos oferecem valor de FPS muito baixo. O ideal é aplicar o protetor solar antes da maquiagem”, alerta a docente.

É importante ressaltar que muitos consumidores levam em consideração apenas o valor de FPS do produto. Esse FPS irá proteger apenas da radiação UVB, responsável por causar eritema (vermelhidão) na pele. “Ao escolher um protetor solar devemos levar em consideração o valor de PPD (FPUVAL), que irá proteger a pele da radiação UVA, principal responsável pelo envelhecimento da pele”, finaliza Luiza.

* Segundo a ANVISA, o valor PPD (FPUVA) deve ser pelo menos 1/3 do valor de FPS. Essa informação consta na RDC número 30 da Agência de Vigilância Sanitária que determina quais são os parâmetros indicados para a comercialização dos fotoprotetores. Confira a resolução completa:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/rdc0030_01_06_2012.html

Ah, e se você procura produtos de qualidade garantida, não esqueça a linha Solectiv de proteção solar da Bel Col Cosméticos!

 

1 Comentário

  1. Fábio Ozeki

    Gostei da matéria, informações muito importantes,para saúde da nossa pele!

    Parabéns Luiza Gabriela

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Komunik
A Komunik é a assessoria de imprensa da Bel Col Cosméticos, trabalhando com seu marketing digital e ações em mídias sociais.

MAIS MATÉRIAS

PISO DE MADEIRA

PISO DE MADEIRA

Tem dúvidas sobre como utilizá-lo em casa? Se você gosta de decoração, não pode deixar de acompanhar os assuntos que abordamos aqui no portal Bel Col em Revista, que além de te ajudar a cuidar da beleza, também traz diversos assuntos, como dicas para deixar a sua casa...

MAIO É TEMPO DE CUIDAR DAQUELA QUE MAIS AMAMOS

MAIO É TEMPO DE CUIDAR DAQUELA QUE MAIS AMAMOS

Que tal aproveitar as promoções do mês para cuidar da sua mãe? Em maio comemoramos o Dia das Mães, mas não precisamos lembrar delas apenas um dia, não é mesmo? Aqui na Bel Col Cosméticos dedicamos o mês todinho para elas, e por isso montamos kits e promoções especiais...

NOVIDADE PARA PELES SENSÍVEIS

NOVIDADE PARA PELES SENSÍVEIS

A linha FitoSense proporciona o cuidado que sua pele merece Vamos começar esse texto com uma curiosidade. Vocês sabiam que mulheres com mais de 35 anos têm mais probabilidade (28%) de sofrer com a sensibilidade da pele do que mulheres entre 16 e 34 anos (21%)?...

ULTRALIFT – BOX PARA O TRATAMENTO DA PAPADA

ULTRALIFT – BOX PARA O TRATAMENTO DA PAPADA

Protocolo não invasivo foi criado com produtos Bel Col Cosméticos desenvolvidos especialmente para a região A papada é um incômodo para muitas pessoas, não é mesmo? Ela pode estar associada a diversos fatores, como genética, aumento de peso, estrutura facial, ingestão...

Fique por dentro das novidades!

Inscreva-se para receber em primeira mão novidades sobre a Bel Col e o mercado da beleza.

Obrigado por se inscrever!

Pin It on Pinterest

Share This
Iniciar chat
1
Mais informações
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!