fbpx
(11) 4161-8450
Vamos revender Bel Col? Clique aqui e descubra como
A sinergia do óleo de romã com o retinol e a pele
Aprimore-se e acabe de vez com os enganos!

A romã é uma fruta originaria do Oriente Médio, sendo nesta região consumida in natura e aproveitada para produção de doces e bebidas, como sucos, vinhos e licores. Além de ser saborosa, a romã também se destaca por ter benéficos farmacológicos que podem ser coadjuvantes em medicamentos, bem como ser uma ótima aliada em formulações cosméticas.

O que é a fruta e sua origem?

Dentre as diversas espécies vegetais com potencial terapêutico, destaca-se a Punica granatum L., comumente conhecida como romã. A romãzeira não é nativa do Brasil e sim da Ásia, aqui é cultivada principalmente no estado do Maranhão, é uma fruta que cresce em climas áridos e está amplamente distribuída em todo o Brasil e em diversos lugares do mundo.

A romãzeira é uma árvore arbustiva que cresce entre 3 e 5 metros, o período de produção de frutas é de setembro a fevereiro. Seu fruto é redondo, com casca dura, amarelo-a vermelhada, que se rompe quando maduro para expor as sementes.

Quais partes e onde são utilizadas?

Várias partes da árvore e da fruta, desde a casca até as sementes, são amplamente utilizadas desde os tempos antigos, graças aos diversos benefícios que a romã possui para a saúde. Atualmente, estudos científicos comprovaram que o fruto da romã possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes. Em especial, o óleo da semente de romã prensado a frio possui alta atividade antioxidante (AA).

Como a fruta é utilizada para a pele?

Para os cuidados da pele são mais utilizados o óleo da semente, o extrato da polpa e o pó da casca do fruto. As sementes prensadas a frio fornecem óleos de alta pureza que são amplamente utilizados na preparação de produtos em formulações cosméticas. O óleo de semente de romã protege a pele dos danos causados pela radiação ultravioleta. Além de ser fonte de vitamina A, C e B5, potássio, polifenóis, como o ácido elágico, que é antioxidante e ácidos graxos, como ácido linoleico, ácido oleico e punícico, que ajudam na manutenção da barreira cutânea dando força e brilho a pele.

A extração do óleo é feita com muito cuidado, para garantir e preservar as propriedades benéficas da semente. Esse processo se inicia com a secagem das sementes em estufa, para retirar toda umidade, feito isso são moídas em moinho de facas e esmagadas em prensa hidráulica contínua. Após a prensagem, o óleo bruto é decantado para separar as impurezas e armazenado a frio, ficando assim pronto para ser utilizado.

Quais os compostos e benefícios que enriquecem a fruta?

Por ser rica em compostos antioxidantes, tais como: Vitamina A e C, flavonoides, polifenóis e taninos, o óleo de romã tem o potencial de reduzir o estresse oxidativo das células que eleva os níveis de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Dessa forma, por auxiliar na prevenção de sinais e linhas finas, o óleo de romã é considerado um poderoso antioxidante.

O óleo de romã é rico em ácido elágico, que potencializa os níveis de glutationa, antioxidante que protege as células da ação dos raios solares, potencializando assim a proteção contra os raios UV. O óleo de romã também é um ótimo aliado para a revitalização e rejuvenescimento da pele, devido a presença de ácidos graxos, como ácido linoleico e ácido oleico e do ácido punícico que ajuda acelerar o processo de cicatrização de feridas, promove a síntese de proteínas como o colágeno, a proliferação de fibroblastos, aumentando assim a elasticidade trazendo benefícios responsáveis por dar firmeza para nossa pele devido as ações, regenerativas e hidratantes.

Em vários estudos o óleo de romã se mostrou eficaz como antibacteriano e anti-inflamatório. O uso tópico do óleo de romã pode ajudar nas marcas deixadas por cravos e espinhas, além ajudar a eliminar as bactérias causadoras da acne e auxiliar no controle da oleosidade.

Sinergia entre o Óleo de Romã e o Retinol

Para potencializar ainda mais as incríveis propriedades antioxidantes e revigorantes dessa fruta, podemos associá-la a um grande aliado: O Retinol.

O retinol, um ingrediente ativo derivado da vitamina A, que aumenta a renovação celular e auxilia a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico para manter a firmeza da pele, além de possuir propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, proporcionando a redução e aparência de linhas finas, rugas e suaviza manchas escuras. Sem contar que, o uso de retinol também é muito eficaz para melhorar a aparência de cravos e acne. Isso acontece justamente porque ele atua limpando os poros, evitando assim inflamações recorrentes na pele. O retinol repara os danos causados ​​pelo envelhecimento da pele e melhora a queratinização da pele.

A combinação do óleo de romã com o ativo retinol vai além de combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, essa sinergia também detém a perda de elasticidade, flacidez e melhora a aparência de rugas e manchas, deixando a pele com aparência uniforme, rejuvenescida. Isso acontece porque juntas a atividade anti-inflamatória e antioxidante é potencializada, promovendo resultados mais expressivos e satisfatórios no tratamento anti-idade.  

Referências
COSTANTINI, S., RUSOLO, F., DE VITO, V., MOCCIA, S., PICARIELLO, G., CAPONE, F., … & VOLPE, M. G. Potential anti-inflammatory effects of the hydrophilic fraction of pomegranate (Punica granatum L.) seed oil on breast cancer cell lines. Molecules, v. 19, n. 6, p. 8644-8660, 2014.
DEGÁSPARI, C.H. ; DUTRA, A.P. PROPRIEDADES FITOTERÁPICAS DA ROMÃ (Punica granatum L.). Visão Acadêmica, 12(1), 2011. DOMINGOS, T. Óleo de Romã; Polissacarídeo antiagressão, ativa a comunicação celular. Viafarma, São Paulo, 2012. Disponível em Acesso em agosto de 2014.
JARDINI, F A e MANCINI, J. Avaliação da atividade antioxidante em diferentes extratos da polpa e sementes da romã (Punica granatum, L.). Rev. Bras. Cienc. Farm. 43 (1) • Mar 2007

Produtos com Óleo de Roma e Retinol

7 Comentários

  1. andreiamanzotti

    Já amava Romã, depois desse texto então. Ameiii!

    Responder
  2. Ariel Tavares

    Adoro esse ingrediente e toda a linha Renova! Especialmente o Sérum!

    Responder
  3. Maria Rocha

    Eu já usava a semente de romã pra fazer gargarejo contra inflamação de garganta, e sendo assim,eu acredito que como cosméticos a romã será muito eficaz também .

    Responder
  4. Karina Oliveira

    Muito bom saber mais a fundo a ação da Romã junto ao Retinol que já é excelente, os benefícios na pele são percebidos em pouco tempo.

    Responder
  5. Patricia Oliveira

    Fiz ontem o protocolo RenovA e minha pele é outra hoje. Retinol e Romã formam um casamento perfeito!

    Responder
  6. Emmanuel.ms197@gmail.com

    Minha esposa gostaria de receber mais informações sobre o produto e tudo que ele age

    Responder
    • Ariel Tavares

      Olá Emmanuel, pode entrar em contato por telefone ou whatsapp no número 11 41618451, que a equipe técnica vai te passar todos os detalhes. Muito obrigado.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

por Ana Gabriele
Farmacêutica e Coordenadora da Qualidade Industrial da Indústria LABQ

MAIS MATÉRIAS

Fique por dentro das novidades!

Inscreva-se para receber em primeira mão novidades sobre a Bel Col e o mercado da beleza.

Obrigado por se inscrever!

0
Iniciar chat
1
Mais informações
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!