fbpx
(11) 4161-8450
Vamos revender Bel Col? Clique aqui e descubra como
hidrafresh
AHA’s (Alfahidroxiácidos)
« Voltar para glossário

Os Alfa-hidróxiácidos (AHAs) são um conjunto de ácidos encontrados principalmente em alimentos. Estruturalmente, apresenta um ou mais grupos de hidroxilas associadas ao carbono alfa e a moléculas pequenas. Esse grupo é formados por: Ácido lático, Ácido glicólico, Ácido cítrico, Ácido málico, Ácido mandélico, Ácido tartárico, e são bastante encontrados nas formulações dermocosméticas.

Ação dos AHAs

O extrato córneo é formado aproximadamente por 14 à 30 camadas de células corneócitas, as quais perfazem a barreira seletiva e protetora da pele, que impede a entrada de eletrólitos, sais e inclusive a entrada dos ingredientes ativos dos dermocométicos, devido ao peso molecular de suas partículas. Frente a isso, é necessário abrir os canais da pele de forma segura e compatível para evitar a sensibilidade e facilitar a entrada e ação estética dos ingredientes ativos no tecido.

A ação química dos AHAs geram uma esfoliação da barreira cutânea e, consequentemente, uma resposta biológica das camadas inferiores da pele, que começam a ter uma multiplicação saudável das células e consequentemente melhorando o aspecto geral da pele. Os alfahidroxiácidos atuam por substituição através do desprendimento das células, pelo pH ácido sobre a superfície da pele, ou pela desconexão de ligações químicas. Os AHAs quebram as ligações entre as células da pele, e quando essas ligações se dissolvem, as células mortas são liberadas no processo de renovação celular, o que pode acontecer por meio de esfoliação ou descamação.  Todo esse processo, permite penetração e permeação ágil dos AHAs e dos ativos subsequentes sobre as camadas da pele. Além disso, os alfahidroxiácidos também são conhecidos pela capacidade de reterem água, o que ajuda no processo de hidratação da pele.

A capacidade esfoliativa ou descamativa dos AHAs apressa a criação e metabolização de materiais genéticos, para formação de novas células de qualidade na camada mais profunda da epiderme, o relevo basal. Outra característica agregada é a adsorção queratinocitária, ou seja, o rompimento dos filamentos da proteína queratina e o poder umectante de reter a água lubrificando as camadas superficiais, o que entrega para a pele flexibilidade, uniformidade do e amplitude elástica.

Utilização dos AHAs

Os AHAs são bastante utilizados no tratamento de:

Acne

Um dos principais marcadores da acne é a hiperprodução de queratinócitos, que funcionam como vedadores dos ductos e poros de excreção da pele. Nesse contexto, os AHAs são excelentes para o tratamento, uma vez que consegue remover o excesso de células mortas que obstruem os folículos e poros e que são responsáveis por favorecer a proliferação da bactéria causadora da acne no interior da glândula sebácea e consequente inflamação (lesão da acne). Ao promover essa esfoliação e renovação celular, permite que o processo inflamatório seja regredido.

Hiperpigmentação

Devido à aceleração da renovação celular, as melaninas depositadas na superfície da pele são removidas junto com as células mortas e, como consequência, promove uma pele mais uniforme, luminosa e sem manchas.

Envelhecimento

Com o fotoenvelhecimento rigoroso a realidade de modificações na pele é intensificada, o que leva a necessidade de amenizar ou reverter esses sinais de forma ágil, completa, segura e eficiente.  Os AHAs entram com papel exclusivo na diminuição da espessura e aspereza da pele, impede o enfraquecimento da epiderme e a degeneração dos núcleos celulares, desperta o fibroblasto a produzir mais colágeno e elastina, garantindo a saúde da pele, mantendo-a sempre rejuvenescida, macia e livre de sinais.

Este ativo está presente nos produtos abaixo:

 

« Voltar para Glossário

Fique por dentro das novidades!

Inscreva-se para receber em primeira mão novidades sobre a Bel Col e o mercado da beleza.

Obrigado por se inscrever!

0
Iniciar chat
1
Mais informações
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!