fbpx

Acne

O termo Acne vem do grego akme que significa “ponta”.  Ela surge por três motivos, aumento da atividade da glândula sebácea, obstrução do canal pilossebáceo e proliferação das bactérias. A acne é uma afecção da pele que afeta 80% da população jovem, pode fazer parte da vida adulta e infantil.

A população da zona urbana é quem mais sofre com essa afecção, dependendo do seu grau pode deixar sequelas para o resto da vida que podem ser minimizadas com tratamentos estéticos, alguns casos é necessário realizar o uso de medicamentos para controle. Os homens são os mais prejudicados, mas aparece também em mulheres principalmente nas pessoas que dormem com maquiagem ou fazem o uso inadequado de cosméticos. A pele negra tende a ter acne, por conta do canal das glândulas ser maior.

ACNE ATIVA

Temos a presença de pápulas, pústulas, comedões abertos e/ou fechados, é causada pelo o aumento excessivo da bactéria P. acnes e ocorre também o aumento dos leucócitos que atacam as bactérias P.acnes, que liberam enzimas que irritam o folículo.  Os microrganismos aumentam, gerando um processo inflamatório generalizado, que deve ser tratado com muito cuidado por que dependendo do grau inflamatório pode provocar cicatrizes para sempre.

LESÕES PROVOCADAS PELA ACNE COMEDÕES FECHADOS: são pequenos pontos de gordura brancos salientes.

COMEDÕES ABERTOS: pontos escuros que quando extraídos apresentam uma cor branca-amarelada constituído de células córneas envolvidas no sebo.

PÁPULAS: são pequenas inflamações visíveis da acne (saliências vermelhas, duras e de pequenas dimensões).

PÚSTULAS: desenvolvem-se sobre as pápulas, quando apresentam um ponto purulento.

NÓDULOS: são as lesões que apresentam uma inflamação de maior dimensão e profundidade. Acne pode ser classificada em formas clínicas ou graus de I a IV: Características E Denominações.

ACNE COMEDOGÊNICA: é caracterizada pela presença de muitos comedões, sem processo inflamatório.

ACNE PAPULO/PÚSTULA: caracteriza-se pela presença de comedões e algumas pústulas e pápulas.

ACNE NÓDULO CÍSTICA: há comedões, pápulas e pústulas. Há reação inflamatória que atinge a profundidade do folículo até o pelo (nesse caso necessita de orientação médica)

 ACNE CONGLOBATA: constitui uma forma grave de acne, superior ao quadro anterior. Apresenta nódulos purulentos (com pus) numerosos e grandes, formando abscessos e cicatrizes atróficas (necessária orientação médica). A atuação do profissional de estética com essa afecção, é minimizar seus efeitos com tratamentos realizados em cabine e orientar o cliente a realizar os tratamentos adequados em casa.

Pós ACNE

Para reestabelecer a integridade da pele é necessário utilizar cosméticos de alta tecneologias e fazer tratamentos com a esteticista.  Nos pós acne é possível observar hiperpigmentação pós inflamatória, cicatrizes atróficas (abaixo da pele), oleosidade, desidratação (pós uso de medicamento) e etc, todos os procedimentos para esses cuidados são de extrema necessidade para garantir a saúde e beleza da pele. 

 

Produtos indicados:

 

 

Pós Acne:

 

 

Pin It on Pinterest

Iniciar chat
1
Mais informações
Powered by Join.chat
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!