fbpx
(11) 4161-8450
Vamos revender Bel Col? Clique aqui e descubra como

Acne

O termo acne vem do grego akme que significa “ponta”.  Ela pode surgir por três motivos: aumento da atividade da glândula sebácea, obstrução do canal pilossebáceo ou proliferação das bactérias.

A acne é uma afecção da pele que afeta 80% da população jovem e costuma fazer parte tanto da vida adulta quanto infantil. Quando se fala de gênero, os homens são os mais prejudicados mas também acomete mulheres, principalmente quando dormem com maquiagem ou fazem o uso inadequado de cosméticos. No quesito fototipo (classificação de cor de pele), a pele negra tende a ter acne pois os canais da glândula sebácea são maiores.

A população da zona urbana é quem mais sofre com essa afecção. Dependendo do seu grau, deixam sequelas para o resto da vida que podem ser minimizadas com tratamentos estéticos. Em alguns casos são necessários medicamentos para controle da inflamação.

Os tipos de acne são:

ACNE COMEDOGÊNICA: caracterizada pela presença de muitos comedões; sem processo inflamatório.

ACNE ATIVA: presença de pápulas, pústulas, comedões abertos e/ou fechados. É causada pelo aumento excessivo da bactéria P. acnes (propionibacterium acnes) e ocorre o aumento dos leucócitos que atacam as bactérias P.acnes, e liberam enzimas que irritam o folículo. Os microrganismos aumentam, gerando um processo inflamatório generalizado que deve ser tratado com muito cuidado pois dependendo do grau inflamatório pode provocar cicatrizes irreversíveis.

COMEDÕES ABERTOS: pontos escuros que quando extraídos apresentam uma cor branca-amarelada constituído de células córneas envolvidas no sebo.

PÁPULAS: pequenas inflamações visíveis da acne (saliências vermelhas, duras e de pequenas dimensões).

PÚSTULAS: desenvolvem-se sobre as pápulas, quando apresentam um ponto purulento.

NÓDULOS: são as lesões que apresentam uma inflamação de maior dimensão e profundidade.

ACNE PAPULO/PÚSTULA: caracteriza-se pela presença de comedões e algumas pústulas e pápulas.

ACNE NÓDULO CÍSTICA: há comedões, pápulas e pústulas. Reação inflamatória que atinge a profundidade do folículo até o pelo (nesse caso necessita de orientação médica).

ACNE CONGLOBATA: constitui uma forma grave de acne, superior ao quadro anterior. Apresenta nódulos purulentos (com pus) numerosos e grandes, formando abscessos e cicatrizes atróficas (necessária orientação médica). A atuação do profissional de estética com essa afecção é minimizar seus efeitos com tratamentos realizados em cabine e orientar o cliente a realizar os tratamentos adequados em casa.

Pós ACNE

Para reestabelecer a integridade da pele é necessário utilizar cosméticos de alta tecnologia e fazer tratamentos com um profissional da estética.  

No pós acne é possível observar hiperpigmentação pós inflamatória, cicatrizes atróficas (furinhos na pele), cicratizes de manchas escuras (hipercromia), além de oleosidade e até desidratação.

Existem muitas opções de tratamentos, procedimentos e cuidados para pele acneica. As análises devem ser constantes, sendo de extrema necessidade para garantir a saúde e beleza da pele. 

 

Produtos indicados:

 

 

Pós Acne:

 

 

Fique por dentro das novidades!

Inscreva-se para receber em primeira mão novidades sobre a Bel Col e o mercado da beleza.

Obrigado por se inscrever!

0
Iniciar chat
1
Mais informações
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!