fbpx
(11) 4161-8450
Vamos revender Bel Col? Clique aqui e descubra como

Estrias

A estria é uma atrofia tegumentar, que surge com o rompimento das fibras elásticas e colágenas que são responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele. Outras causas desse rompimento são as alterações hormonais, crescimento acelerado ou perda de peso. 

Podem ser encontradas em homens e mulheres, mas geralmente as mulheres são as que mais sofrem com esse rompimento. As primeiras lesões podem ocorrer ainda na puberdade, na região das mamas, glúteo e quadríceps. Surgem verticalmente em sua grande maioria, na fase de crescimento das adolescentes. Outra fase em que se percebe o surgimento de estrias é durante a gestação, por conta do ganho de peso e no abdome principalmente, decorrente do estiramento da pele.

Já nos homens é comum observar esse rompimento na adolescência, na região dorsal. Normalmente a lesão é horizontal, pois o motivo é o crescimento acelerado, pelo rompimento das fibras elásticas nas regiões de bíceps, região dorsal, peitoral e glútea ou pelo aumento da massa muscular em homens que realizam treinos.

Em resumo, todas as vezes que a pele sofre um estiramento exagerado, tensionado por muito tempo, ela pode romper as fibras elásticas.

O processo de formação de estrias fica evidente quando analisamos suas cores:

  • Rosadas ou Vermelhas
  • Roxas ou Violetas
  • Brancas

Quando o processo de rompimento se inicia, a estria é rubra (vermelha) pois ainda possui vascularização. Nessa fase é onde se alcançam os melhores resultados em tratamentos estéticos. Quando o tempo passa, as estrias cicatrizam e então já não existe vascularização. Percebe-se então uma cicatriz branca, a qual chamamos de nacarada (não possuem vascularização).

As formas de estrias também passam por alterações sendo: 

  • Longas e finas
  • Longas e grossas
  • Finas ou largas e elevadas (hipertróficas)
  • Finas ou largas e deprimidas (atróficas)

As causas são multifatoriais, porém geralmente essas lesões aparecem após a distensão (estiramento) excessiva da pele, que provoca uma inflamação e em seguida o rompimento das fibras elásticas e colágenas.

Trata-se de um problema estético que pode desencadear problemas psicológicos, afetando a autoestima. Para prevenir o aparecimento das estrias é necessário utilizar cosméticos hidratantes e regeneradores, principalmente durante a fase de crescimento na puberdade, na gestação, ou ainda quando se inicia treinos físicos em academias e implante de próteses mamárias. Outro cuidado importante é controlar o ganho de peso.

O correto é que se inicie o tratamento após o surgimento, quando está na fase avermelhada ou rosada, com um profissional da estética ou médico dermatologista.

 

Produtos indicados:

 

 

 

Fique por dentro das novidades!

Inscreva-se para receber em primeira mão novidades sobre a Bel Col e o mercado da beleza.

Obrigado por se inscrever!

Pin It on Pinterest

Iniciar chat
1
Mais informações
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!