fbpx

Flacidez

A flacidez é uma atrofia da pele causada pelo enfraquecimento das fibras colágenas e elásticas que sustentam os tecidos, podendo ser muscular ou tissular sendo a sua causa multifatorial.

Os fibroblastos se localizam na derme responsáveis por fazer a produção do colágeno que dá a sustentação para a nossa pele e a elastina que oferece a elasticidade. O colágeno e a elastina são proteínas importantes do nosso organismo, sendo o colágeno a proteína mais abundante no nosso corpo, fazendo parte de quase todas as estruturas.

Os fatores que influenciam o desenvolvimento da flacidez são sedentarismo, maus hábitos alimentares, ambientais, fatores genéticos, aumento de peso (efeito sanfona), estando ligada também ao envelhecimento fisiológico e pode começar a partir dos 30 anos (falta de oxigenação do colágeno e elastina), sendo mais comum mais em mulheres devido a gestação e aos fatores hormonais. 

Classificação da flacidez:

Tissular (Flacidez da pele): Causada pela perca gradativa de colágeno e elastina, gerando a falta de sustentação do tecido cutâneo.  Mais comum em mulheres em consequência de fatores hormonais e gestacional. Está relacionada também ao sedentarismo, fotoenvelhecimento (causado pelo sol), maus hábitos alimentares, aumento ou perda de peso em excesso (efeito sanfona), álcool, tabagismo, favorece o envelhecimento fisiológico que tem início a partir dos 30 anos

 Muscular: É causada pela falta de exercícios físicos, o sedentarismo é o principal fator para o seu aparecimento.  Para evitar a flacidez muscular ou tissular é necessário manter uma boa alimentação rica em proteínas, soja, laticínios, frutas e verduras. Realizar atividade física três vezes por semana e usar protetor solar sempre para prevenir o fotoenvelhecimento.  Já os tratamentos para a flacidez devem ser realizados mediante a uma excelente anamnese para entender qual é a sua classificação, a utilização de cosméticos de alta tecnologia para manter a pele hidratada também é muito importante.

 

Produtos indicados:

 

 

Pin It on Pinterest

Iniciar chat
1
Mais informações
Powered by Join.chat
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!