fbpx
(11) 4161-8450
Vamos revender Bel Col? Clique aqui e descubra como

Flacidez

A flacidez é uma atrofia da pele causada pelo enfraquecimento das fibras colágenas e elásticas que sustentam os tecidos, podendo ser muscular ou tissular sendo a sua causa multifatorial.

Os fibroblastos se localizam na derme e são responsáveis pela produção do colágeno que dá a sustentação para a nossa pele, e a elastina que oferece elasticidade. O colágeno e a elastina são proteínas importantes do nosso organismo, sendo o colágeno a proteína mais abundante no nosso corpo, fazendo parte de quase todas as estruturas.

Os fatores que influenciam o desenvolvimento da flacidez são:

  •  
  • Maus hábitos alimentares.
  • Fatores ambientais.
  • Fatores genéticos.
  • Aumento de peso (efeito sanfona).
  • Envelhecimento cronológico
  • Falta de oxigenação do colágeno e elastina, sendo mais comum mais em mulheres devido a gestação e aos fatores hormonais. 

Classificação da flacidez:

  • Tissular (Flacidez da pele): Causada pela diminuição gradativa de colágeno e elastina, gerando a falta de sustentação do tecido cutâneo. Mais comum em mulheres em consequência de fatores hormonais e gestacional. Está relacionada também ao sedentarismo, fotoenvelhecimento (causado pelo sol), maus hábitos alimentares, aumento ou perda de peso em excesso, álcool, tabagismo, e favorece o envelhecimento fisiológico que tem início a partir dos 30 anos
  • Muscular: É causada pela falta de exercícios físicos. O sedentarismo é o principal fator para o seu aparecimento, porém existem fatores genéticos ou de ordem patológicas que podem provocar a flacidez muscular.

Os cosméticos em geral, apresentam melhores resultados quando o tratamento é para flacidez tissular. Além do uso de cosméticos, alguns estudos defendem que, para amenizar a flacidez tissular, é necessário manter uma boa alimentação rica em proteínas, soja, laticínios, frutas e verduras e hidratar bem o corpo, bebendo pelo menos 2 litros de água por dia. Outra recomendação importante é o uso do protetor solar sempre que houver exposição ao sol pois, desta forma, evita-se  também o fotoenvelhecimento.  

Existem muitos métodos de tratamentos estéticos que amenizam os tipos de flacidez. Para identificar os melhores métodos, o profissional de estética deve reunir todas as informações na anamnese (ficha do cliente) e investigar por palpitação a pele para definir o tipo de flacidez. Normalmente os métodos são associados aos tratamentos com sinergia atrelados aos recursos da eletroterapia.

 

Produtos indicados:

 

 

Fique por dentro das novidades!

Inscreva-se para receber em primeira mão novidades sobre a Bel Col e o mercado da beleza.

Obrigado por se inscrever!

Pin It on Pinterest

Iniciar chat
1
Mais informações
Olá! Estou à disposição para qualquer informação!